Projeto Festa Country - Colégio Visão

Projeto Festa Country

Objetivo Geral: Possibilitar ao aluno a expressão artística por meio da dança, enfatizando variadas culturas.

Projeto Festa Country

Pode-se hoje pensar em uma proposta educacional que integre e valorize igualmente a cultura, de modo a viabilizar uma maior comunicação, interação e diálogo entre “novo” e “velho”, áudio visual e livro, o sensível e a razão, alunos e professores, jovens e adultos, cidadão e sociedade. Com isso, o processo educacional valoriza a pluralidade cultural, a diferença e o conhecimento interdisciplinar, por meio do diálogo contínuo entre corpo, mente e sociedade.

Dançar é expressar com o corpo os ritmos dos sentimentos e das emoções. É antes de tudo, estabelecer uma relação ativa entre o homem e o mundo. Os homens dançaram todos os momentos de sua existência. A música e a dança caracterizaram as mudanças de comportamento das pessoas, em diferentes épocas marcando novos estilos de vida. A dança no processo ensino aprendizagem necessita de atores (professores e alunos) competentes, críticos e conscientes que contribuam para a construção da cidadania.

A localização geográfica do município e a sua base econômica, a pecuária, favorecem o gosto pelo estilo sertanejo/country, todavia os alunos se envolvem com as mais variadas culturas regionais, nacionais e internacionais. O Colégio Visão optou pela realização de um evento que oportunize a sua comunidade interna a expressar suas preferências, bem como a comunidade externa a apreciar a manifestação da expressão artística.

• Difundir certas formas de saber adquiridas da cultura popular brasileira, e no mundo, através da música e da dança;
  • Analisar os valores educativos das danças e festas como propostas pedagógicas para auxiliar professores a efetivarem projetos similares internos;
  • Possibilitar à comunidade escolar a socialização e interação a fim de promover o reconhecimento da diversidade cultural.

Buscando a interação da comunidade escolar para estabelecer uma relação afetiva entre escola e família, este projeto pretende proporcionar uma educação que promova um bem estar físico e emocional, por meio da prática da dança. Visando à participação pode-se considerar um caminho para o aluno realizar-se e afirmar-se como cidadão capaz de explorar sua forma física e emocional. Com isso, o projeto desenvolve-se a partir da definição de alguns critérios pré-estabelecidos, como definições de data e local para a realização do evento; autorização dos pais dos alunos para a participação dos grupos de dança, formação dos grupos de dança, escolha das músicas, ritmos, figurinos, envolvimento dos professores e alunos nos ensaios até a realização do evento. A execução do projeto Festa Country segue os regulamentos das leis vigentes da Promotoria Pública e Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. O projeto ocorre alternadamente ao Projeto Feira do Livro.

AVALIAÇÃO

Será realizada durante o ano letivo através das atividades propostas a apropriação do conhecimento que o aluno adquiriu durante a sua participação ativa nos trabalhos. Ressaltamos que a avaliação é apenas um dos recursos que será utilizado pelos envolvidos e propiciará uma oportunidade para a construção enquanto cidadão.

Ao aluno que participar do projeto será concedido 1,0 (um ponto) em uma disciplina de sua escolha, no bimestre em que acontecer o evento.